terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Raças de cavalos :D

Andaluz

 O Andaluz é uma das mais antigas raças de cavalo, decendente do cavalo Espanhol, e figura entre os mais influentes ao longo da história.Deu origem a maioria das raças modernas, como o Puro Sangue Inglês, entre outras. Embora não esteja entre os cavalos mais velozes, o Andaluz é atlético, ágil, forte e resistente. É uma raça nobre e dócil, com temperamento vivo, originária da região da Andaluzia, na Espanha, e do Alentejo, em Portugal.Quando criado em Portugal, o Andaluz é hoje denominado Puro Sangue Lusitano. Já os exemplares criados na Espanha são hoje conhecidos como Raça Pura Espanhola.

Anglo-Árabe

 O anglo-árabe é uma raça resultante do cruzamento entre o cavalo árabe e o puro sangue inglês (PSI). Originalmente criada e aperfeiçoada na França, a raça é hoje utilizada no mundo todo, principalmente no plano esportivo.A raça herdou do árabe o temperamento calmo, a incrível resistência, a agilidade e a inteligência. Já na aparência a raça se assemelha bastante ao PSI, tendo herdado o comportamento notavelmente corajoso, além do porte, velocidade e potencial competitivo. Os anglo-árabes são versáteis cavalos de sela, utlizados para corridas, provas de salto e obstáculos, adestramento clássico e pólo.Os primeiros anglo-árabes foram resgistrados no Brasil nos anos 70 e tem se destacado desde então no hipismo e no concurso completo de equitação. O tamanho da raça anglo-árabe fica entre 1,62 e 1,67m e as cores da pelagem são o tordilho, castanho, e alazão.

Árabe

 Como o próprio nome da raça sugere, o cavalo árabe originou-se no Oriente Médio. É considerado a raça de cavalo mais pura e antiga, entrando na formação de quase todas as raças modernas.
De porte médio, o árabe é um animal rústico, mas ao mesmo tempo delicado e dócil. O árabe é um cavalo muito inteligente, fogoso, de vivacidade marcante, corajoso, leal e dócil.
É a mais harmoniosa das raças, possui uma silhueta inconfundível, e sua cauda embandeirada é uma das caraterísticas típicas da raça. O cavalo árabe é forte, resistente e possui boa musculatura.


Appaloosa

 O appaloosa é uma raça muito antiga, aperfeiçoada na América do Norte durante a segunda metade do século XX, através de rigirosos cruzamentos com cavalos árabes, quartos de milha e puros sangue ingleses.
Considerada uma raça exótica, o appaloosa se distingue principalmente por sua característica coloração na pelagem, manchada ou pintada, principalmente nas ancas. No Brasil, o appaloosa foi oficialmente introduzido nos anos 70, e é utilizado principalmente no campo, além de se apresentar em torneios hípicos.
O appaloosa é rápido, possui temperamento vivo e boa índole. A cores oficiais para a pelagem do appaloosa são: blanket (cobertor), marble (mármore), leopard (leopardo), snowflake (floco de neve) e frost (geada).

 Berbere

 De origem norte-africana, o berbere é provavelmente uma das raças mais antigas, assim como o árabe. Na Europa, contribuiu para a criação das raças andaluz e puro sangue inglês (PSI).
Forte, vigoroso e muito resistente, o berbere é um cavalo de sela ágil, capaz de cobrir curtas distâncias com grande velocidade. O berbere é um cavalo extremamente rústico, dócil e corajoso. A raça apresenta a cabeça longa, mas requintada, com face reta. As espáduas são chatas. A garupa é inclinada com cauda de baixa inserção. As pernas são compridas e fortes.
O berbere mede de 1,42 a 1,52m de altura, e as cores aceitas são o tordilho, o castanho, e o alazão.

 Brasileiro de Hipismo
 
 O cavalo brasileiro de hipismo (BH) é uma raça nova, resultado de cruzamentos entre raças europeias. É um típico cavalo de sela, com aptidão para quaisquer modalidades de salto, adestramento ou concurso completo de equitação. O brasileiro de hipismo é um cavalo de tamanho grande (de 1,65 a 1,75), de boa índole e temperamento ardente. É uma raça vivaz e energética. É um cavalo de trote muito cômodo, ágil, inteligente, muito dócil e fácil de lidar.


 Bretão

 Como o próprio nome sugere, o cavalo bretão tem origem no noroeste da França, na região da Bretanha.
O Bretão é um cavalo de tração, de porte médio a grande, brevelínio, com temperamento dócil e de fácil manejo. Os primeiros exemplares foram trazidos ao Brasil no início do século XX. A cabeça do bretão é quadrada de tamanho médio, fronte larga, chanfro largo e reto. A raça possui membros fortes, bem aprumados, peito largo, musculoso, cernelha forte e pouco pronunciada.
A altura do bretão fica entre 1,47 e 1,70m. A pelagem é alazã , castanha, ou rosilha e suas variações. 

 Campolina

 A crição da raça iniciou-se ao final do século XIX no estado de Minas Gerais por Cassiano Campolina. Durante mais de 70 anos a raça foi aperfeiçoada com o cruzamento de cavalos PSI, anglo-normando e mangalarga marchador.
De acordo com o padrão oficial da raça, o campolina é um cavalo "de porte grande, cabeça seca, perfil sub-convexo para retilíneo, olhar vivo, orelhas médias tendendo para longas, pescoço musculoso e rodado, tendendo para comprido; crinas fartas e sedosas; garupa ampla e longa, suavemente inclinada; anca arredondada, cauda de inserção baixa".
O cavalo campolina é dócil, tem uma beleza característica incontestável e seus movimentos harmoniosos tornam sua montaria nobre e confortável.
Esse animal é um primor entre os eqüinos e uma grande paixão que adquire, a cada dia, mais admiradores.
O tamanho ideal do campolina é de 1,58m para os machos, enquanto para as fêmeas a altura média fica em 1,52m. A pelagem é predominantemente baia ou castanha.

 Mangalarga

 O mangalarga é hoje uma das mais importantes raças brasileiras, desenvolvida a partir do cruzamento de cavalos das raças Alter e Andaluz, trazidos da Península Ibérica pelos colonizadores. Inicalmente a raça foi criada no sul do estado de Minas Gerais e posteriormente em São Paulo.
Contudo, devida a diferença topográfica e cultural da região que exigia do cavalo mais resistência e facilidade de galope, iniciou-se uma nova seleção em outra direção e, devido a isso, o Mangalarga é comumente denominado "mangalarga paulista", para evitar que se confunda com o mangalarga marchador. A raça mangalarga foi, então, aperfeiçoada através de novos cruzamentos entre cavalos PSI, árabe, anglo-árabe e american saddle horse.
O mangalarga é um cavalo de sela, destinado principalmente aos esportes hípicos e ao trabalho. É um cavalo extremamente resistente, capaz de percorrer grandes ditâncias.
Umas das principais características do mangalarga é a marcha trotada, que diferencia-se do trote por manter um tempo ínfimo de suspensão entre os apoios (quando o animal fica totalmente desligado do solo).

 Mangalarga Marchador

 Assim como o mangalarga, a raça mangalarga marchador tem sua origem em animais trazidos da Península Ibérica ao Brasil por meio de nobres da corte portuguesa, na época da colonização.
De acordo com o padrão oficial da raça estipulado pela ABCCMM, o mangalarga machador é um cavalo ágil, "de estrutura forte e bem proporcionada, expressão vigorosa e sadia, visualmente leve na aparência, pele fina e lisa, pelos finos, lisos e sedosos, temperamento ativo e dócil".
O mangalarga marchador possui uma cernelha bem definida, "longa, proporcionando boa direção à borda dorsal do pescoço". É um animal de porte médio, com altura ideal de 1,46 para as fêmeas e de 1,52m para os machos.
O andamento do mangalarga marchador é a marcha batida ou picada – "é o andamento natural, simétrico, a quatro tempos, com apoios alternados dos bípedes laterais e diagonais, intercalados por momentos de tríplice apoio".

 Puro Sangue Inglês

Como o próprio nome da raça indica, o puro sangue inglês, ou PSI é um cavalo de criação inglesa, especialmente selecionado para corridas.
O PSI é hoje conhecido como o mais veloz dos equinos. Além de rápido, o puro sangue inglês é corajoso, forte, bem proporcionado e vigoroso, possuindo grande capacidade atlética. É uma raça muitas vezes considerada nervosa e de temperamento difícil. O puro sangue inglês é um cavalo de médio para grande porte, sua altura pode variar de 1,62 a 1,67m. Sua cabeça possui perfil reto ou levemente ondulado, olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas.
As principais aptidões do PSI são as corridas planas ou com obstáculos de média distância, salto, adestramento e CCE. As cores aceitas são o castanho, alazão, negro ou tordilho, de preferência uniforme.

Quarto de Milha

 O quarto de milha é o primeiro cavalo de criação americana, selecionado a partir de 1611 através do cruzamento entre garanhões mustangs, de origem berbere e árabe, e éguas de origem inglesa.
O quarto de milha é especialmente apto para o trabalho e condução do gado, principalmente por seu extraordinário arranque e por ser capaz de percorrer curtas distâncias com incomparável velocidade. A cabeça do quarto de milha é pequena, com a fronte ampla, perfil reto, com olhos grandes e bem afastados entre sí. Possui temperamento dócil e inteligente.
O quarto de milha é um cavalo de porte médio, sua altura fica entre 1,52 e 1,62m. É considerado um dos cavalos mais versáteis, utlizado principalmente em provas de hipismo rural, corridas planas, salto e lida com o gado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário